Como é o tratamento de Quiropraxia?

Quais são os principais sintomas tratados pela quiropraxia?

Qualquer pessoa pode receber cuidados quiropráticos. Pessoas de todas as idades podem se beneficiar com o tratamento. As condições mais comumente tratadas são:

* Dores nas costas. 

* Dores no pescoço e ombros. 
* Dores irradiadas para os braços. 
* Dores de cabeça.
* Tontura, vertigem. 
* Inflamação do nervo ciático
* Desvios posturais (escoliose). 
* Tensão muscular.
* Rigidez articular. 
* Hérnias de disco.
* Processos degenerativos do disco.
* Osteoartrose. 
* Restrições de movimento.


Como é o tratamento?


Na primeira consulta é feita uma avaliação geral da saúde do paciente através do exame clínico, anamnese (entrevista). Testes ortopédicos e neurológicos, avaliação de pressão arterial, freqüência cardíaca, avaliação de exames de imagem (como raios-X, ressonância magnética).
A partir dessa avaliação, é realizada terapia com ajustes vertebrais, assim como uso de métodos físicos: orientação postural e de alongamentos, recomendação de exercícios, gelo ou calor.


O que são ajustes vertebrais?

São técnicas específicas que visam reposicionar as articulações que estão desalinhadas. O quiropraxista realiza um impulso com as mãos de forma rápida e precisa, para liberar as interferências causadas pela subluxação. Para tal, é necessário um amplo conhecimento de anatomia e biomecânica. Jamais permita que alguám não qualificado “estale” a sua coluna.


O que é subluxação?

O complexo de subluxação vertebral é um desalinhamento dos ossos da coluna, gerando restrições de movimento que interferem na função dos nervos e dão início aos processos de degeneração articular.

Como são causadas as subluxações vertebrais?

• Lenvantar pesos de forma inadequada;
• Permanecer muito tempo sentado em frente ao computador;
• Dormir de barriga para baixo;
• Quedas, acidentes;
• Lesões ou batidas em atividades esportivas; 
• Má postura
• Fatores emocionais (stress)
• Má alimentação 
• Movimentos repetitivos.
• Esforços demasiados.


Como é a formação de um quiropraxista?

O quiropraxista é um profissional graduado. Ele precisa fazer faculdade com duração de 5 anos, na qual estuda uma série de disciplinas biomédicas, métodos diagnósticos, terapêuticos e prática clínica. Entre as disciplinas do curso estão: anatomia, fisiologia, neurologia, biomecânica, histologia, entre outras.
No Brasil existem apenas 2 faculdades de quiropraxia: a Anhembi Morumbi, em São Paulo, e o Centro Universitário Feevale, em Novo Hamburgo/ RS.
Atenção, infelizmente existem no mercado muitos profissionais que se auto-intitulam quiropraxistas. Procure sempre por profissionais filiados à Associação Brasileira de Quiropraxia (www.quiropraxia.org.br), intituição que representa a profissão no Brasil e internacionalmente.


Entenda melhor

A quiropraxia se baseia no fato científico de que o sistema nervoso controla cada célula, músculo e órgão do nosso corpo.
Diariamente, milhões de instruções descem ao longo do cérebro pela medula espinhal até os cordões nervosos e se espalham por todo o corpo.
Os sinais que os nervos reenviam ao cérebro, confirmam se seu corpo está funcionando corretamente ou não.
Movimentos ou posições impróprias das vértebras da coluna podem interferir nesta troca de informações vitais, podendo causar irritações nos nervos e compromentimento dos tecidos.
O quiropraxista é o profissional capaz de remover essas interferências, proporcionando a você, mais flexibilidade, mobilidade e tonicidade.


Quantas consultas eu tenho que fazer?

Muitos problemas são crônicos e degenerativos, portanto, seria otimismo achar que com uma única sessão as dores acabem. A duração do tratamento vai depender das suas condições específicas de saúde, idade, massa corporal, estilo de vida, compromentimento com o tratamento, etc.
Vale ressaltar que nosso organismo sofre agressões constantes impostas pelo ambiente: mudanças climáticas bruscas, estresses emocionais, um estilo de vida cada vez mais conturbado. Assim, mesmo após o tratamento inicial é recomendado que o paciente realize ajustes de MANUTENÇÃO, que tem por objetivo prevenir e otimizar uma boa condição de sáude.

Fonte: http://www.quiroprax.com.br/duvidas.php

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s