Os benefícios milenares da ventosa terapia.

Bastante utilizada ao longo dos séculos pela medicina chinesa e velha conhecida de muitas nações antigas, a ventosa vem ganhando cada vez mais espaço no mundo moderno, como método eficaz para o tratamento de várias doenças e problemas que impedem a prática de atividades físicas.

 Para a saúde, de modo geral, são muitos os benefícios decorrentes da atuação da ventosaterapia. Entre os resultados estão a melhoria da circulação sanguínea, a redução da pressão arterial e da arteriosclerose, o combate ao reumatismo e nevralgias, o aumento do fluxo da linfa, a redução de edemas, a eliminação de adesões e fibroses, o aumento do nível de cálcio no sangue, a ativação da secreção hormonal, o fortalecimento dos vasos sanguíneos, a aceleração da digestão, a eliminação do nervosismo e do estresse, o descongestionamento dos bloqueios de energia e a ativação do funcionamento geral do corpo etc.

 

Para quem pratica esportes, ela tem sido muito eficaz no alívio de tensões, no tratamento de inflamações, contraturas e estiramentos, dores musculares e lombalgias, na manutenção da flexibilidade dos músculos, entre outros.

 

No âmbito da estética, a aplicação de ventosas ajuda a melhorar o aspecto de cicatrizes cirúrgicas e a reduzir a celulite e a gordura localizada, através de ativação da circulação sanguínea e linfática, diminuindo a retenção de líquidos no organismo da mulher.

 

Da cabaça ao vidro – como funciona

 

Na antiguidade, o instrumento utilizado para fazer ventosas era a cabaça, conhecida naquela época como ‘curubitula’ que, em latim, significa ‘ventosa’. Este método foi desenvolvido e substituído ao longo dos séculos por outros métodos de sucção em que se obtinham o mesmo efeito, como chifres de animais, cúpulas de bambu, metal, até chegar ao vidro.

 

Atualmente, a sucção é feita colocando-se uma substância cadente em uma campânula de vidro, antes de colocá-la sobre a pele do paciente, aquecendo-a com água quente ou com o bombeamento do ar para fora dela, uma vez posicionada na pele. O objetivo é trazer as células doentes do sangue, de dentro para a superfície do corpo, por meio de fortes absorções, recuperando-as. O vácuo e a absorção abrem os poros e vasos capilares, retirando as toxinas, fazendo com que ocorra troca de gases e oxigenação do sangue, ativando então a circulação.

 

Aplicada nos pontos ou meridianos de acupuntura, a ventosa provoca um efeito reflexo, reforçando sua eficácia. Ela pode ser aplicada por cima da agulha puncionada na pele, aumentando o valor terapêutico de ambos os métodos. É normal a aplicação das ventosas deixar uma marca púrpura na pele aonde esta foi sugada, desaparecendo sem a necessidade de tratamento especial.

 

Também é possível utilizar várias ventosas, dispostas em fileiras horizontais e verticais, sobre um órgão doente ou sobre áreas mais amplas do corpo – ao longo de um estiramento muscular, por exemplo. Elas também podem ser movidas sobre superfícies lisas, como costas e coxas, criando assim um ‘efeito massagem’ a fim de remover a pele ressecada por meio da abertura dos poros e da transpiração.

 

Limpando o sangue das toxinas acumuladas

 

Segundo a medicina oriental, o sangue escuro é estagnado nos músculos das costas e das articulações são fortes causadores de doenças. Com base nesta crença, a Medicina Tradicional Chinesa acredita que a ventosa tem a propriedade de limpar o sangue das toxinas acumuladas no organismo, produzidas pelos alimentos e outras fontes poluentes.

 

a ventosa terapia não é recomendado: doenças cardíacas, febre alta, convulsões, cólicas, alergias na pele ou inflamações ulceradas, áreas onde o músculo é fino ou a pele não é plana por causa dos ângulos e depressões ósseas, no abdômen e na região lombar, em gestantes.

 

Lembre-se: qualquer terapia ou tratamento relacionado à sua saúde deve ser recomendado por um profisisional capacitado, com base nas suas reais necessidades.


Fonte: http://www.upforyou.com.br/single-post/2015/12/01/Os-benef%C3%ADcios-milenares-da-ventosaterapia

 

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s