Tem sofrido com dores musculares? – Massagem desportiva pôde dar alívio.

Para ativar os músculos ou aliviar as dores, a massagem desportiva pode ser grande aliada de atletas — profissionais, amadores ou até os que se consideram “esportistas de ocasião”, que vez ou outra investem numa corrida ou trilha, por exemplo. Diferentemente da massagem relaxante, o objetivo é melhorar a circulação sanguínea e aquecer para o exercício, ou, após a atividade física, para confortar os músculos, funcionando como uma drenagem linfática.

— A massagem relaxante é mais lenta. A desportiva envolve manobras de alongamento e de tratamento da musculatura, de forma rápida, profunda e intensa — diz a massoterapeuta do Acqua Brasil Spa, Fabyola Bunin.

De acordo com a especialista, a massagem pode ser feita em qualquer parte do corpo, em especial as mais exigidas pela atividade do atleta:

— Um tenista usa toda a musculatura do corpo, mas os braços e a área escapular são as mais exigidas. O atleta pode escolher por ter uma massagem desportiva local ou no corpo todo.

Não há contraindicações para a atividade, mas pessoas com pressão alta devem fazer com orientação médica.

— Sempre tomar cuidado para não levantar rápido demais da maca depois da massagem, pois a pessoa pode ficar tonta, devido à distribuição de sangue — explica Sérgio Maurício, membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e Exercício:

Outro cuidado é evitar fazer a massagem imediatamente após sentir dores agudas, como fisgadas, em alguma região do corpo.

Frequência: Depende da necessidade. Só não deve ser feita mais que uma vez ao dia. Mas pode ser feita todo dia.

Resultados: Os efeitos são vistos imediatamente, como a supressão da dor, por exemplo. Também são vistos no curto e médio prazos: até 3 dias depois, o corpo ainda manifesta os benefícios.

Especificidade: A massagem vai depender do estado clínico do atleta. Se houver contratura muscular por exaustão, manobras como amassamento profundo serão privilegiadas.

Fonte: http://m.extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/massagem-desportiva-traz-beneficios-para-os-musculos-antes-depois-dos-treinos-19849092.html

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s